Localizada em plena Reserva Ecológica Natural do concelho de Sintra, a Quinta dos Penedinhos dedica-se à criação das espécies cinegéticas mais procuradas em Portugal: a perdiz vermelha (Alectoris Rufa) e o coelho bravo (Oryctolagus Cuniculus Algirus).
Situada num local com condições naturais privilegiadas, a Quinta dos Penedinhos apostou na primazia da qualidade das suas infraestruturas e construiu um centro cinegético, um conjunto de instalações que visam, sobretudo, garantir a melhoria contínua da qualidade da sua produção.
Neste artigo apresentamos o que distingue a criação da Quinta dos Penedinhos e os serviços que pode usufruir para valorizar a sua zona de caça.
Centro Cinegético: onde as perdizes vermelhas e os coelhos bravos nascem e se desenvolvem
A estrutura do centro cinegético da Quinta dos Penedinhos foi pensada para dar resposta a diferentes necessidades relacionadas com a criação do coelho bravo e da perdiz vermelha. O investimento traduziu-se no aumento gradual da produção, mas também numa maior qualidade dos animais aí criados, fruto de uma gestão exigente e rigorosa.
No caos da perdiz vermelha, entre as diferentes estruturas do centro cinegético, destacam-se:
Parques dos Reprodutores
Aqui, os reprodutores estão em jaulas apropriadas, com todas as condições, inclusivé ambientais, ideais para assegurar um bom acasalamento e postura.
Salas de Incubação e Eclosão
Localizadas no interior do centro, é neste local que é feito o maneio dos ovos, desde a sua seleção e desinfeção até à eclosão dos perdigotos, com incubações semanais, durante a época de postura.
Salas de Criação
Neste espaço, os perdigotos usufruem das melhores condições para que possam desenvolver-se de uma forma saudável, tornando-se num excelente desafio de caça até para os caçadores mais experientes.
Parques de Voo
É aqui, nestes parques, alguns com cerca de 160 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e 3 metros de altura, que as perdizes desenvolvem as suas capacidades de voo e mostram o que valem. É nestes corredores que a qualidade das perdizes da Quinta do Penedinhos começa a despontar e assume a forma de produto acabado com voos longos e bem delineados, cuja excelência ganha contornos ainda mais evidentes nas zonas de caça, em especial nos respetivos campos de treino (lagadas).
Perdizes vermelhas e coelhos bravos: uma criação de qualidade superior
Inserida numa região vocacionada para a criação da caça brava, a Quinta dos Penedinhos focou a sua produção em duas espécies de caça-menor: o coelho bravo e a perdiz vermelha. Saiba como é realizada a criação destes animais:
A criação da Perdiz Vermelha
No caso da perdiz vermelha, a criação é feita, uma parte no exterior e outra parte no interior, no centro cinegético da Quinta dos Penedinhos. A recolha dos ovos dá-se durante a época de postura, que ocorre entre fevereiro e julho de cada ano.
Cumprindo um conjunto de exigências que garantem a qualidade das criações, os ovos são selecionados, desinfetados, incubados e, após a eclosão, os pintos de perdiz vermelha são colocados em salas próprias para que possam desenvolver-se. Quando atingem a idade apropriada, são transferidos para os parques de voo, local onde vão treinar e aprimorar as suas capacidades de voo.
A concluir a duplicação da capacidade de produção, a Quinta dos Penedinhos estima atingir as 25 mil perdizes por ano em 2023. Neste momento, a produção de perdizes situa-se na ordem das 20 mil perdizes por ano.
Características da perdiz vermelha da Quinta dos Penedinhos
Ao longo dos anos, a Quinta dos Penedinhos tem vindo a assegurar a bravura das suas perdizes vermelhas, através dos seus parques de voos, que são dos maiores do país, bem como através da minimização do contacto humano.
A criação do Coelho Bravo
O ciclo de reprodução do coelho bravo acontece entre outubro e junho de cada ano, atingindo o seu pico no mês de abril.
Na Quinta dos Penedinhos, a criação do coelho bravo faz-se em regime extensivo, no exterior, no centro cinegético, onde os reprodutores são mantidos em parques murados. Sempre que há novas ninhadas, os láparos são apanhados, vacinados e sexados e, depois com 2 a 3 meses de idade, estão disponíveis para venda.
Neste momento, a Quinta dos Penedinhos apresenta uma capacidade de produção de 500 coelhos bravos por ano.
Características do coelho bravo da Quinta dos Penedinhos
A Quinta dos Penedinhos replica nos seus parques as condições naturais em que os coelhos bravos vivem e se reproduzem, o que lhes garante, só por si, uma genética pura.
Gestão Técnica: a garantia de qualidade das perdizes vermelhas e dos coelhos bravos
A experiência e o conhecimento adquiridos permitiu à Quinta dos Penedinhos desenvolver um modelo de gestão técnica que tem vindo a garantir a qualidade superior da sua produção.
Ao longo dos anos, os caçadores que recorrem à Quinta dos Penedinhos têm testemunhado o apuramento da qualidade das perdizes vermelhas que resulta no refinamento de 3 principais características:
- Bravura;
- Capacidade Voo;
- Robustez Física.
No âmbito da sua atividade, são prestados um conjunto de serviços que visam responder às necessidades dos caçadores. Além de fornecer perdizes vermelhas e coelhos bravos, a Quinta dos Penedinhos tem à sua disposição:
Serviço de Consultoria Estratégica e Operacional
Neste serviço, as zonas de caça podem usufruir de um aconselhamento e planeamento especializados para assegurar um eficaz repovoamento numa perspetiva de médio e longo prazo.
Através de um modelo próprio, a Quinta dos Penedinhos, em conjunto com os gestores das zonas de caça, identifica dentro das reservas os melhores locais para a solta dos animais, incluindo a construção dos pontos de solta, e os períodos do ano em que deve ser feita a solta dos animais no âmbito das ações de repovoamento.
Construção dos pontos de solta
Os pontos de solta devem incluir sempre um comedouro e um bebedouro (opcional), sendo por isso a sua correta construção um dos fatores-chave para o sucesso do repovoamento de uma zona de caça. Além do comedouro e do bebedouro (opcional), os pontos de solta devem ser construídos com materiais específicos e em locais estratégicos, servindo de proteção contra os ataques súbitos dos predadores, tanto por via terrestre, como por via aérea.
Mas estes são apenas alguns dos requisitos que um bom ponto de solta deve cumprir. Existe uma forma correta de construir os referidos pontos de solta e a Quinta dos Penedinhos sabe como fazê-lo.
Se procura perdizes vermelhas e coelhos bravos de qualidade ou precisa de consultoria estratégica e operacional, fale connosco. Temos o conhecimento e a experiência necessários para alavancar o sucesso da sua zona de caça.