Tudo o que precisa saber sobre criação de coelhos bravos passo a passo

Seja para caçar, seja para consumo, fazer criação de coelhos bravos exige cuidados específicos e conhecimentos profundos sobre a espécie. Este processo intitula-se cunicultura e implica a preparação do local onde vai receber os coelhos, de modo a recriar um habitat aproximado do natural. Saiba também que para ter sucesso nesta tarefa terá que fazer um bom investimento para obter animais saudáveis e com boas características.

Antes de se iniciar na criação de coelhos bravos, tome nota dos passos a seguir para criar as melhores condições para a cunicultura que pretende desenvolver.

  1. Escolher um bom criador: Se vai começar o processo tem que obter, antes de mais, matéria-prima de qualidade irrefutável, ou seja, tem de adquirir coelhos bravos de raça pura Oryctolagus Cuniculus Algirus. É importante que recorra a criadores que detêm os alvarás e cumprem todos os requisitos impostos por lei para assegurar o desenvolvimento saudável dos animais. A Quinta dos Penedinhos é um criador de referência nacional e recomendado pelo ICNF, a novos criadores ou a cunicultores em expansão de atividade.

Contacte a Quinta dos Penedinhos pelo 914 563 661 para esclarecer todas as suas questões.

  1. Criar o habitat quase natural: Também a lotação do espaço deve ser tida em consideração. Quanto mais espaço e menos barulho os coelhos tiverem, menos stressados irão ficar, produzindo melhores resultados a nível de reprodução. O local deverá ainda ter comedouros, bebedouros, locais apropriados para as fêmeas fazerem as lousas de parição, bem como abrigos para proteção dos coelhos.

  1. Assegurar uma alimentação adequada: Uma boa criação de coelhos não dispensa as leguminosas e as gramíneas, que podem ser complementadas com rações. Aconselhe-se junto da Quinta dos Penedinhos sobre os melhores produtos a disponibilizar aos seus animais.
  2. Reprodução a partir dos 4, 5 meses: Esta é a idade a partir da qual o coelho bravo está apto a reproduzir-se. Para tal, terá de aprender a identificar o início do cio na fêmea. Quando a vulva estiver rosada, brilhante e mucosa a fêmea está pronta a acasalar. Aprenda a avaliar o estado da fêmea por apalpação da zona do baixo ventre abdominal.
  3. Cuidados de higiene são essenciais: Quem faz criação de coelhos sabe que estes têm uma saúde frágil. Para combater o desenvolvimento dos parasitas externos e, desta forma, minimizar os riscos de contágio das doenças entre os animais, desinfecte sistematicamente os abrigos dos coelhos com cal virgem. Assegure-se que há sempre água potável e não se esqueça de combater as moscas, os mosquitos e os ratos que possam ocupar o espaço, já que são responsáveis pela transmissão de várias doenças. Igualmente importante é a vacinação, particularmente contra a Doença Hemorrágica Viral e a Mixomatose.

Para um acompanhamento especializado contacte a Quinta dos Penedinhos, através do e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com, onde encontrará um criador experiente e os melhores animais para iniciar ou expandir qualquer criação de coelhos bravos.