Repovoamento de Inverno com Perdiz Vermelha

Chegou a Hora do Repovoamento de Inverno! E agora?

Todos os anos, depois do encerramento da Geral, chovem telefonemas de associações, quase sempre no primeiro ano de mandato, que pretendem comprar perdizes para realizar o repovoamento de inverno.

O mesmo volta a acontecer em fins de fevereiro ou início de março, coincidindo com o fim da caça às aves migratórias: tordos, pombos, narcejas, galinholas, etc.

Ora, meus amigos, lamento dizer-vos que vêm tarde demais! E a seguir explico porquê.

O repovoamento de inverno é realizado, por norma, com casais de perdizes com uma idade média nunca inferior a 40 semanas, i.e., as perdizes a colocar no terreno para os efeitos acima indicados deverão ter nascido, o mais tardar, em março ou abril do ano anterior!

Assim sendo, se eu pretender realizar uma ação de repovoamento com perdiz vermelha no inverno de 2024, devo, para tal, guardar as perdizes para o fim desejado que nascerem em março ou abril de 2023.

Uma perdiz vermelha da nossa criação

A Quinta dos Penedinhos é especialista em repovoamentos de zonas de caça, contando com estratégias e técnicas inovadoras, que resultam na criação de espécies cinegéticas com qualidades excecionais.

Planeie o Repovoamento de Inverno com um Ano de Antecedência

Ora, daqui resulta, para já, um conselho para todas as direções das zonas de caça que desejem realizar quaisquer ações de repovoamento com perdiz vermelha no inverno de 2024: 

Contactem um criador de confiança (!) e peçam-lhe para vos guardar as perdizes necessárias para o desejado repovoamento. 

A reserva das perdizes deverá ser feita, o mais tardar, até fins de maio deste ano (2023); ao negociar o preço de aquisição das perdizes para entrega a partir de fins de dezembro de 2023, tenham em consideração que o respetivo custo deverá prever a guarda (alimentação, tratamento, mortes, etc.) das perdizes por um período mais longo, i.e., cerca de 4 meses, em relação à idade recomendada de venda para as ações normais de repovoamento de outono destinadas à caça.

Porquê escolher um criador de confiança para o Repovoamento de Inverno?

Pela simples razão de que o criador deverá garantir a entrega de perdizes com uma idade nunca inferior a 40 semanas, a partir de fins de dezembro de 2023; isto é, deverá respeitar o compromisso assumido de entregar perdizes que terão nascido em março ou abril de 2023.

Aqui chegados, pergunto: Os meus amigos são capazes de distinguir uma perdiz com 24 semanas de idade de outra com 40 semanas? Temo que não.

Porque é que devem contactar um criador, o mais tardar, até fins de maio deste ano (2023)?

Pela simples razão de que, regra geral, as primeiras perdizes a serem vendidas para as ações de repovoamento de verão, a partir de fins de maio (2023) ou início de junho (2023) são aquelas que nasceram primeiro, ou seja, em março ou abril do mesmo ano (2023). Estamos a falar, obviamente, de perdigotos com uma idade em redor das 10 – 12 semanas.

Chegados aqui, espero que os meus amigos tenham compreendido porque é que não podemos pensar no repovoamento de inverno só em janeiro ou fevereiro do próprio ano. E muito menos em março!

Volto a sublinhar a importância de planear o repovoamento de inverno de um ano (2024) com pelo menos 8 meses de antecedência (abril 2023).

E não esqueçam… O repovoamento tem inúmeras especificidades, pelo que o mais recomendado é solicitar uma consultoria a um produtor ou criador qualificado.

A Quinta dos Penedinhos presta apoio na preparação de projetos de repovoamento, através dos respetivos serviços de consultoria. Consulte-nos!

Um Repovoamento Eficaz é uma Questão Estratégica

O processo de repovoamento não se pode limitar à criação de espécies em cativeiro e à sua libertação nas zonas de caça, sem que exista uma estratégia que garanta a adaptação das espécies ao novo habitat e a sua sobrevivência.

Para isso, nada melhor que contar com a ajuda de especialistas em repovoamento de zonas de caça.

Para saber mais sobre a importância e a natureza desta e doutras ações de repovoamento, consulte diversos artigos subordinados ao tema Repovoamento em Quinta dos Penedinhos.

Saber mais sobre Repovoamento