Cerca de três dezenas de caçadores participaram, no dia 16 de Março de 2014, na terceira edição do troféu de Santo Huberto Dr. Arménio Lança, divulgou a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova no seu website. Esta foi uma prova de âmbito nacional e que incluiu largadas de perdizes em Segura, Idanha-a-Nova.
Estas largadas de perdizes contaram com a participação de caçadores de diversos pontos do país, que se deslocaram bem perto da fronteira para mostrar as suas competências, num espírito de convivência salutar com os habitats naturais.
Prova anual com largadas de perdizes é homenagem a Arménio Lança, um dos pais da caça em Portugal
Destinadas a caçadores com cão de parar, estas provas visam a avaliação do caçador e do cão que, num percurso pré-definido, são avaliados por um júri.
Organizadas em homenagem a Arménio Lança, um dos «pais» da caça em Portugal, a prova é anual e tem lugar numa das principais regiões cinegéticas do país.
Recorde-se que as condições naturais do concelho de Idanha-a-Nova são ideais para as largadas de perdizes e para a caça, no seu geral.
Organizada pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP), pelo Clube de Caça e Pesca Flor do Erges (CCPFE) e pela Federação de Caça e Pesca da Beira Interior (FCPBI), a prova decorreu num local com «excepcionais condições cinegéticas», e que poderia permitir a realização do Campeonato Mundial de Santo Huberto, de acordo com José Manuel Gomes, presidente do CCPFE.
Caça pode ajudar a dinamizar economia e cultura do interior do país, para os responsáveis do evento
Por seu turno, Álvaro Amaro, presidente da CNCP, sublinhou a vertente de desenvolvimento cultural, social e económico que a caça permite nos locais onde tem lugar. Para Álvaro Amaro, a caça será mesmo determinante para o desenvolvimento do interior do país.
Depois das largadas de perdizes e das respectivas provas, todos os participantes e outros caçadores juntaram-se aos membros da organização para um almoço com mais de uma centena de pessoas. Na ocasião, foi homenageado Arménio Lança e foram entregues os prémios aos respectivos vencedores.
Custódia Lança, viúva de Arménio Lança, não faltou à cerimónia, onde marcaram também presença Rui Costa Melo, responsável do departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, e Jorge Daniel Fonseca, presidente da União das Freguesias de Zebreira e Segura. Este é mais um dos diversos eventos de caça que se realizam anualmente em vários locais do país, uma prova de que esta actividade está de boa saúde e contribui para o desenvolvimento das inúmeras regiões onde se desenvolve.