Perdiz: uma peça de caça muito apreciada por caçadores!

A perdiz-vermelha é uma ave que está presente em grande parte do território nacional. Esta espécie cinegética é muito apreciada por caçadores que, a par do coelho-bravo, fazem deste animal, um alvo fácil das suas caçadas. A perdiz-vermelha é utilizada para a caça desportiva, devido às suas características e dimensões.

Portugal e Espanha unem esforços, para conservar esta espécie e evitar que a mesma entre em vias de extinção, uma vez que, os caçadores ibéricos são grandes apreciadores da perdiz. É essencial gerir a atividade cinegética em toda a Península para evitar a escassez destes animais e dar continuidade à caça de animais de pequeno porte (onde se enquadra a perdiz e o coelho).

                          perdiz

Conheça as principais características da perdiz-vermelha, aqui!

A perdiz é uma ave terrestre, que devido às suas dimensões, peso e aspeto arredondado, apresenta dificuldades em voar grandes distâncias. O cimo da cabeça é cinzento com uma faixa branca comprida que passa por cima dos olhos e uma listra ocular que se estende pelo pescoço até à barra peitoral. Tem os pés e bico vermelho. A garganta, de cor creme, tem uma faixa branca, ladeada de preto.

Esta ave encontra-se em abundância um pouco por todo o Portugal, mas prefere grandes zonas agrícolas ou regiões de mato mais denso, onde consigam encontrar água, mesmo nas regiões mais quentes do ano.

O seu alimento de eleição são as sementes e algumas plantas, embora também consuma insetos, moluscos e outros invertebrados.

A perdiz-vermelha tem no disfarce a sua maior defesa, tanto no caso dos adultos como dos jovens e, vulgarmente não usa o voo como meio de fuga, escolhendo correr e esconder-se. O voo é, normalmente, utilizado como último recurso, voando poucos metros até uma zona com matagal mais denso onde se possa camuflar. O voo da perdiz-vermelha é curto e pesado, mas rápido e direito, emitindo um som muito característico (uma das maneiras de a distinguir da perdiz-cinzenta).

Atividade humana compromete criação de perdizes!

Os principais predadores são a raposa, o ginete, o gato-bravo, o javali e os corvídeos. Estes últimos tentam caçar os ninhos com as crias bebés e os exemplares mais jovens. Além dos predadores mencionados, alguns animais domésticos são responsáveis pela destruição de ninhadas inteiras, com especial enfoque para os cães e gatos. Isto causa grandes prejuízos e contribui para a extinção da espécie.

Mas se os animais são seres irracionais, o Homem também é grande responsável pela diminuição de uma população de perdizes e, mesmo pelo seu desaparecimento. Tanto agricultores como pastores circulam livremente por zonas onde a perdiz-vermelha habita. A falta de cuidado provoca a morte de ninhadas inteiras.

Esta espécie prefere zonas sem grande densidade de mato para se deslocar, pois consegue, assim, detetar a presença de predadores. São avistadas com frequência nos caminhos rurais. A existência de pontos de água (charcas, pequenas barragens e cursos de água) é também favorável à ocorrência de perdizes (bem como de toda a fauna bravia), pois ajuda as famílias a passar os meses mais quentes do ano.

A Quinta dos Penedinhos tem todas as condições necessárias para a criação da perdiz-vermelha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *