O coelho bravo é uma espécie característica das zonas de clima mediterrânico. Abunda na Península Ibérica, representando um dos principais alimentos de uma série de predadores. É possível observar este animal na maior parte do território português.
Uma vez que o coelho bravo aproveita o pasto seco como recurso alimentar, é habitual encontrar populações da espécie nas áreas sub-desérticas do país.
Se não quer percorrer o país à procura de um vislumbre do coelho bravo, saiba que pode encontrar a espécie na Quinta dos Penedinhos. Estamos localizados na Reserva Ecológica Nacional de Sintra e dedicamo-nos à criação da espécie Oryctolagus Cuniculus Algirus. Possuímos alvará de criação e estamos abertos a todos os apreciadores do coelho bravo. Marque uma visita pelo e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com.
O que deve saber sobre o coelho bravo
Seja caçador, criador ou apreciador da espécie, saiba que o coelho bravo passa grande parte do seu dia a procurar comida e a alimentar-se. Este animal procura produtos lenhosos, uma vez que o seu organismo está adaptado para estes alimentos de difícil digestão. Estima-se que 30 a 60% do dia é ocupado nesta tarefa, sendo que o restante é repartido pela socialização e pela sua limpeza.
Uma boa forma de localizar o coelho bravo é através dos excrementos. Estes produzem dois tipos: os brancos, que são ricos em bactérias e proteínas, sendo por isso novamente ingeridos; e os escuros, que são colocados no solo e não são reaproveitados. Nas colónias, os excrementos são colocados num único local, as chamadas latrinas. Ao localizar as latrinas saberá que os coelhos bravos vivem nessa zona.
A peça-chave do ecossistema
Esta espécie tem um enorme peso na preservação do ecossistema mediterrânico. O coelho bravo faz parte da família dos leporídeos (lebres e coelhos) e lagomorfos e as suas características fazem dele a presa procurada por mais de 40 espécies de aves e mamíferos. Além disso, é o alimento principal de duas espécies simbólicas da Península Ibérica: o lince ibérico e a águia imperial.
A Quinta dos Penedinhos é uma referência nacional na criação de coelho bravo, sendo recomendada pelo ICNF a outros criadores. Por outro lado, integra desde 2012 o Projeto Nacional de Criação do Lince Ibérico (IBERLINX), enquanto potencial fornecedor de coelhos bravos para alimentação/treino de caça das crias de lince. Desta forma, esta equipa tem procurado contribuir para o sucesso da preservação da espécie Lince Ibérico.
Venha conhecer o trabalho desta equipa, através da marcação de uma visita pelo telefone +351 914 563 661 ou email quinta.dos.penedinhos@gmail.com.

