Todos sabemos que o coelho bravo é uma das espécies cinegéticas mais importantes do nosso país e, igualmente, uma das mais ameaçadas, por força da Doença Hemorrágica Viral que é bastante agressiva para o coelho. Importa, por isso, dedicar especial atenção à preservação do coelho bravo, a principal presa do também ameaçado lince ibérico.
A via mais segura para garantir que estes animais cheguem à fase adulta, saudáveis e se reproduzam, é sem dúvida a criação em cativeiro. Num ambiente controlado, o coelho bravo está mais protegido das doenças mortíferas que o afetam, tem acesso a comida e a água de qualidade, assim como cresce num habitat relativamente protegido da ação dos seus predadores naturais.

Vantagens da Criação de Coelho Bravo
Se o criador de coelho bravo tiver o conhecimento e a experiência para garantir um ambiente o mais próximo possível do seu habitat natural, as vantagens de optar pela criação em cativeiro são inúmeras. Veja-se o caso da Quinta dos Penedinhos que, graças a um trabalho dedicado e de acordo com todos os padrões de preservação da espécie, tem conseguido dar continuidade à criação de coelho bravo. Os coelhos nascidos e criados na Quinta dos Penedinhos são depois vendidos, tanto a outros criadores, como às zonas de caça para efeitos de repovoamento.
Os principais benefícios desta atividade consistem em:
- Maior proteção face aos predadores;
- Melhor alimentação favorecendo a boa saúde dos animais;
- Maior proteção face às doenças e outras lesões;
- Melhor controlo do relacionamento entre as povoações de coelho bravo;
- Recriação de um ambiente seguro, tanto para as crias crescerem, como para fomentar a procriação.
O resultado da criação de coelho bravo em cativeiro verifica-se no aspeto sadio destes animais e na obtenção dos exemplares necessários para garantir a conservação da espécie e repovoar as zonas carenciadas.
Possível extinção do Coelho Bravo preocupa criadores
O coelho bravo criado em cativeiro não tem de ficar necessariamente circunscrito a este ambiente controlado durante toda a sua vida. Aliás, uma das mais-valias deste processo consiste precisamente na manutenção das crias até à idade adulta, altura em que devem ser libertados no seu habitat natural.
Trata-se de uma solução sustentável que permite preservar uma espécie que tem vindo a desaparecer, em virtude, fundamentalmente, da agressividade das doenças que a afetam.
As consequências desta tendência repercutem-se a vários níveis do ecossistema. O coelho bravo é a principal presa da águia-imperial e do lince ibérico. Logo, são duas espécies que indiretamente estão igualmente ameaçadas.
Na Quinta dos Penedinhos, os efeitos práticos da boa gestão cinegética são visíveis: a Reserva Natural onde foi construído o centro de criação do coelho bravo replica o habitat natural desta espécie e tem sido um dos fatores críticos do sucesso da criação em cativeiro. Venha conhecer o projeto, marcando visita através do e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com
