O cão da raça pointer é um dos mais indicados para a caça da perdiz de forma segura. Porquê? Porque se trata de um animal que tem uma enorme facilidade de movimentos. É uma espécie que é criada para caçar em conjunto com o Homem.
O pointer é de origem inglesa e é muito usado para caçar perdizes, devido à sua corrida rápida, porte atlético, elegante e capaz de percorrer longas distâncias. É um bom aliado desta atividade, pois as suas características permitem-lhe dar-se muito bem em campos abertos, bem como detetar as emanações da perdiz, parando de forma brusca sempre que o seu faro deteta a presa. Para encontrar perdizes de qualidade para o seu pointer venha conhecer as espécies de caça da Quinta dos Penedinhos.
Características do Pointer
Enquanto caçador de longo alcance, o cão de raça pointer tem capacidade e energia para correr durante horas. É extremamente focado na procura de pássaros, por isso quem faz criação deste cão sabe que ele tem necessidade de fazer muito exercício físico e que se distrai facilmente com outras atividades que não a caça.
Para estar em boa forma para caçar perdizes, o pointer precisa de, no mínimo, uma hora diária de exercício físico, preferencialmente corrida em florestas ou grandes áreas. É um cão que está habituado a companhia e, portanto, gosta de estar junto da família.
O pointer, à semelhança da maioria dos cães de caça, é de pequeno porte. Mede entre 55 a 66 centímetros e o seu peso varia entre os 20 e 30 quilos. Tem pelo curto, muito brilhante. Na Quinta dos Penedinhos encontra toda a informação necessária sobre a caça de perdizes e as vantagens de usar um pointer.
Perfil de caçador
Esta raça tem uma esperança média de vida de 12 a 15 anos. Acredita-se que o pointer deriva do cão espanhol “Braco de Punte”, que quando foi levado para Inglaterra, após vários cruzamentos, deu origem à raça que atualmente é procurada para caçar perdizes. Isto porque é bastante leve, flexível e rápido o suficiente para ir no encalço da presa. O seu faro extraordinário permite-lhe parar exatamente no sítio onde a perdiz está, indicando ao caçador a posição do animal.
Desta forma, o pointer é perfeito para caçar perdizes. Primeiro, por o peito profundo e a sua agilidade lhe permitirem correr longas distâncias. Segundo, porque ao porte atlético junta-se um nariz côncavo direcionado para cima, o que lhe facilita farejar os pássaros.
Se deseja caçar perdizes procure a Quinta dos Penedinhos que detém os melhores exemplares de perdizes para caçar com o seu cão pointer. Visite-nos em Quinta dos Penedinhos, s/n, Casal da Feiteira, Pedra Furada, 2715-614 Montelavar.