Atenção à Qualidade da Água! Em Qualquer Acção de Repovoamento

A época do repovoamento das zonas de caça está a chegar.

A Quinta dos Penedinhos possui uma larga experiência neste campo e desenvolveu para o efeito um modelo designado Mosaico Estratégico abrangendo os cinco principais factores críticos de sucesso: Abrigo, Água, Alimentação, Animais e Ausência de Perturbação.

Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre a questão da Água.

Como sabem, 75% do corpo dos animais corresponde a água. Daí que a abundância e a qualidade da água, bem como a facilidade do acesso à mesma, em qualquer acção que inclua o maneio e/ou criação de animais, é de primordial importância.

Neste sentido, costumamos recomendar aos nossos clientes que os locais de solta se localizem, preferencialmente, próximo dos pontos de água (barragens, charcas, ribeiros, linhas de água, etc.), evitando a construção e a manutenção, incluindo a limpeza, de bebedouros.

Todavia, chamamos a atenção dos responsáveis pelas acções de repovoamento das zonas de caça para um aspecto muito importante (cada vez mais!) e que tem que ver com a qualidade da água disponível nas referidas zonas proveniente de barragens, charcas, ribeiros, e até dos próprios furos se a água dos bebedouros for tirada daqueles.

Chegados aqui, importa questionar a qualidade da água das barragens, das charcas, dos ribeiros e dos furos? E porquê? Porque, como sabem, hoje em dia, toda a actividade agrícola utiliza pesticidas e estes poderão contaminar a água, não só das referidas barragens, charcas e ribeiros, bem como dos aquíferos subterrâneos e bem assim dos furos de captação de águas subterrâneas.

Em face do exposto, se a zona de caça onde pretendem realizar o repovoamento tiver actividade agrícola recorrendo à utilização de pesticidas, recomendamos que antes do repovoamento procedam à recolha de amostras da água de cada uma das barragens, charcas, ribeiros e furos e mandem analisar o teor bacteriológico das mesmas.

A nossa experiência diz-nos que muitas acções de repovoamento são mal sucedidas devido à má qualidade da água, inclusive da água proveniente de furos pelas razões acima indicadas.

Em caso de dúvidas não hesitem em contactar-nos através do número de telemóvel 91 456 36 61 ou do e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com.