Sabe porque a criação de coelhos está ligada ao lince ibérico?

Todos sabemos que o coelho bravo é uma espécie fundamental para a preservação dos ecossistemas. Mas conhecia que este animal é a principal presa (e muitas vezes a única) do lince ibérico? É verdade. Daí que a criação de coelhos tenha um papel tão importante para a preservação de uma espécie que está em risco de extinção.

Quinta dos Penedinhos é, desde 2012, um potencial fornecedor de coelhos bravos para a alimentação e treino de caça das crias de lince, no âmbito do Projecto Nacional de Criação do Lince Ibérico (IBERLINX). A qualidade do seu processo de criação de coelhos é reconhecida pela preocupação em desenvolver o ambiente mais adequado, aliado a uma alimentação saudável, para que estes animais possam viver no seu habitat natural.

Venha conhecer as excelentes condições ecológicas da Quinta dos Penedinhos e ver como a nossa equipa especializada assegura a boa evolução do coelho bravo.

Características únicas ligam o coelho bravo ao lince ibérico

O lince ibérico é um carnívoro que se especializou em caçar uma presa que abunda na floresta mediterrânea: o coelho bravo. As suas características anatómicas permitem ao lince mover-se na zona de florestação densa sem ser visto ou ouvido. Um factor que contribui para se tornar ágil e circular nas bordas das zonas de pastagem, que são as preferidas do coelho bravo para se alimentar.

Como esta pequena espécie depende das suas zonas de refúgio e de áreas de pastagem, é facilmente apanhada pelo lince ibérico quando sai à procura de alimento. O desaparecimento deste habitat tem sido prejudicial para estes dois animais e coloca em causa a sobrevivência de ambos. Daí que a criação de coelhos seja tão importante para manter a cadeia alimentar dos seus predadores. Estima-se que na Península Ibérica existem cerca de 40 espécies de mamíferos e aves que se alimentam deste animal.

 lince iberico

Criação de coelhos com qualidade para manter ecossistemas

Contudo, quando se fala na importância da criação do coelho bravo, tome nota de que esta deve ser assegurada por profissionais especializados e em condições adequadas. Só recriando o habitat natural destes animais e com um controlo apertado da sua alimentação é possível assegurar a pureza genética da raça.

Por exemplo, a Quinta dos Penedinhos integra, desde 2013, o grupo de trabalho que se dedica à certificação da qualidade do processo de criação do coelho bravo. Aqui, esta espécie tem todas as condições para alcançar o seu potencial máximo reprodutivo. Isto porque os nossos técnicos sabem que estão perante um herbívoro selectivo que precisa de comer plantas herbáceas, raízes, folhas e casas e plantas compostas, como as leguminosas.

O coelho bravo passa entre 30 a 60% do seu dia a alimentar-se. Por isso, esta etapa é crucial para o seu desenvolvimento saudável. Além disso, o desenvolvimento de um ambiente o mais aproximado possível do habitat selvagem destes animais, permite-lhes viver em segurança e desenvolver os seus mecanismos de defesa.

Venha conhecer as condições da Quinta dos Penedinhos e os projectos de preservação da espécie. Contacte-nos pelo 914 563 661 ou pelo e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *