Criação do coelho bravo é essencial para o ecossistema

Sabia que o coelho bravo é essencial para preservar os ecossistemas mediterrânicos? E que é a principal presa do lince ibérico e da águia imperial? E, que além disso, integra a estratégia cinegética da Península Ibérica? Motivos que tornam a recuperação, manutenção e criação do coelho bravo tarefas de grande importância.

Os criadores têm a missão de assegurar a gestão destas populações, para que se mantenha o equilíbrio ecológico, bem como a reprodução necessária para cumprir a sua função de alimento principal de espécies em vias de extinção (p.e. o lince ibérico), assim como satisfazer a natureza cinegética do Homem.

criacao de coelho bravo

Na Quinta dos Penedinhos, essa missão é encarada com grande seriedade e responsabilidade. A criação de coelho bravo é uma das atividades desenvolvidas, assegurando a continuidade da espécie. Aqui, o habitat é preservado, através da inserção dos animais em solos que lhes permitam a construção de abrigos e da manutenção de zonas de alimentação. Contacte-nos pelo 914 563 661 para conhecer o nosso trabalho.

Radiografia da espécie

A espécie tem tendência para escolher solos justapostos, pois são os que reúnem melhores condições para a construção de abrigos junto às áreas de alimentação. O coelho bravo é apreciador de locais de orla, que se situem entre várias culturas, prados e mato.

Estes animais têm um peso médio de um quilo e costumam medir entre 340 a 455 milímetros. O seu corpo está adaptado para saltar e a sua fisionomia obriga-os a correr em ziguezagues.

Dependendo da região de onde são oriundos, os coelhos bravos têm diferentes pelagens, quase sempre de cor acinzentada, apresentando a parte de baixo das patas, do ventre e do rabo a cor branca. Já as orelhas são menores que o comprimento da cabeça.

Criação de coelho bravo

Quem se dedica à criação desta espécie sabe que a dieta alimentar é um dos pilares do sucesso deste processo. Estes animais alimentam-se sobretudo de plantas herbáceas e arbustos. Portanto, apesar de haver algumas variações consoante o local onde se encontram e a estação do ano, a sua dieta é vegetal.

Enquanto repousam ocorre a sua digestão. Daí que, quem faz criação de coelhos bravos saiba que um dos motivos que os leva a esconderem-se na toca por longos períodos é a necessidade de reter os alimentos no organismo por mais tempo. Os nossos criadores estão cientes de que esta espécie precisa de ingerir muitas proteínas, pelo que tem que assegurar uma vasta área de vegetação herbácea. Este cultivo é ainda mais importante para as fêmeas, pois é um fator essencial para o desenvolvimento das juvenis e para a reprodução nas adultas.

Falando de reprodução, importa destacar que o coelho bravo é polígamo, conseguindo reproduzir-se logo no primeiro ano de vida, tendo uma média de duas a quatro ninhadas por ano. O tempo de gestação oscila entre os 28 e 30 dias.

No caso de Portugal, a temperatura, o nível de precipitação e a quantidade e qualidade de alimento disponível são os principais fatores que influenciam o processo reprodutivo.

Para conhecer pormenorizadamente a criação de coelhos bravos,visite a Quinta dos Penedinhose seja acompanhado por uma equipa especializada e experiente, que irá mostrar-lhe passo a passo as instalações e o habitat desta espécie.

Observar o coelho bravo

Como se sabe, esta espécie é sedentária e nunca se afasta mais de 300 metros das tocas da sua colónia. Entre eles existe uma organização social definida, em que as alturas de maior tensão são registadas na defesa do território, sobretudo entre os machos; na procura dos melhores lugares para reprodução, quando se tratam de fêmeas, e na ocupação do habitat que tem melhores recursos alimentares.

O momento em que é mais fácil observá-los é no período de reprodução, em que os machos procuram fêmeas em novas colónias, registando-se uma maior dispersão no início e fim dessa época.

Na zona mediterrânica, a criação de coelhos bravos destina-se também a alimentar os predadores. Por isso, a espécie foi aprendendo a selecionar as zonas de maior densidade arbórea e cobertura vegetal para se proteger e sobreviver. No período diurno, estes animais escondem-se em áreas de mato, longe do alcance das aves de rapina. Já de noite, o coelho bravo arrisca-se em zonas de prado e cultura, onde é mais fácil visualizar possíveis ataques. Quando o dia começa a nascer deslocam-se mais para a orla, ficando próximo de potenciais abrigos.

Na Quinta dos Penedinhos poderá agendar a observação do coelho bravo, através do endereço quinta.dos.penedinhos@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *