Caça ao coelho em risco no Baixo Alentejo

O Baixo Alentejo está a assistir ao desaparecimento da caça ao coelho. Os caçadores afirmam que a espécie se encontra em vias de extinção devido à febre hemorrágica. Por esse motivo, defendem a proibição periódica de caçar nas áreas mais atingidas por esta doença.

A Quinta dos Penedinhos colmata a necessidade de mais coelhos com um serviço de repovoamento de excelente qualidade, inclusive para a região do Baixo Alentejo. Quer saber mais? Entre em contacto connosco pelo número 91 456 36 61

Caça ao coelho encontra-se num cenário desolador

Em declarações ao jornal Diário de Notícias, o caçador José Manuel Batista demonstrou o seu desapontamento: «É comum andarmos pelos campos e encontrarmos coelhos bravos mortos pela febre hemorrágica. Alguns até parecem saudáveis, mas quando os abrimos constatamos que o fígado está afetado pelo vírus. É muito triste».

Segundo o Presidente da Federação Portuguesa de Caçadores e Proprietários, Eduardo Biscaia, os únicos coelhos sobreviventes são aqueles que se tornaram imunes à doença. Mas há o receio de que também estes sejam dizimados em breve.

«É possível que esses coelhos façam alguma procriação, mas deverão morrer nos meses seguintes, visto que o Estado permite que seja feita a caça dos últimos coelhos imunes», comenta Eduardo Biscaia.

Felizmente a Quinta dos Penedinhos tem capacidade para revitalizar a caça ao coelho bravo. Sabia que os nossos planos de repovoamento seguem os «4 As»: Água, Abrigo, Alimento e Ausência de Perturbação? Ficou curioso? Conheça melhor o nosso trabalho! Envie as suas questões para o endereço quinta.dos.penedinhos@gmail.com

Doença Hemorrágica Viral (DHV) está a avançar intensamente no Baixo Alentejo

José Manuel Batista é um dos membros do Movimento Caçadores Mais Caça, que tem reivindicado junto do Ministério da Agricultura algumas medidas urgentes para uma resolução eficiente deste problema.

Junto dos caçadores, uma das possíveis soluções que está a ganhar popularidade é o «vazio sanitário» para a recuperação da espécie nas áreas em que existia uma abundância de coelhos.

Esta febre hemorrágica já é conhecida há 15 anos e começou por se manifestar intensamente no Sul de Espanha. Entretanto, em 2012, a doença atacou veementemente o Baixo Alentejo. Foi nesta região que começaram a aparecer os primeiros coelhos mortos, um flagelo que se tem estendido a outros pontos do nosso país.

Em poucos anos a febre hemorrágica tem sido devastadora. É por isso que a caça ao coelho abriu no passado dia 1 de setembro, mas os caçadores não conseguiram encontrar nenhuma peça nos campos.

Ao contrário do cenário geral, a Quinta dos Penedinhos propicia uma caça ao coelho de excelência graças aos seus exemplares geneticamente puros e com uma elevada capacidade de adaptação a novas condições ambientais. Se quiser descobrir mais sobre a nossa atividade, faça-nos uma visita no Casal da Feiteira, Pedra Furada, 2715-614 Montelavar.