A par do coelho bravo, a perdiz vermelha é uma das espécies cinegéticas mais apreciadas pelos caçadores nacionais, não só no continente, mas inclusive nas regiões autónomas. Nesse sentido, de forma a assegurar um futuro auspicioso para a espécie, é preciso assegurar que os ovos de perdiz são objeto dos devidos cuidados, de forma a potenciar os seus números.
Apesar de, ao longo do tempo, a perdiz vermelha ter coexistido com outros animais de forma relativamente abundante, devido aos efeitos da caça, à diminuição do seu habitat natural e ao facto de servir de presa para vários animais, desde o javali até à raposa, os seus números foram reduzidos consideravelmente, despoletando preocupações relacionadas com a sua preservação e sustentabilidade a longo termo.
Essa realidade motivou que se tomasse várias medidas no sentido de combater uma queda ainda maior nas populações de perdizes, desde o controle de predadores, disponibilização de comedouros e bebedouros, entre outras. Porém, uma das medidas mais eficazes foi decerto a produção de perdizes em cativeiro, recorrendo a procedimentos que permitem incubar com grande índices de sucesso ovos de perdiz, o que tem vindo a permitir que se reverta a situação e se aumente os seus números.
Da recolha à eclosão dos ovos de perdiz
Os ovos de perdiz são, pois, essenciais nos esforços de aumento das suas populações e repovoamento, porém, para retirar os devidos proveitos dos mesmos, é necessário ter alguns cuidados no seu manuseio, ao longo de diferentes fases, nomeadamente:
Recolha – Deve-se fazer uma recolha e seleção dos ovos considerados como incubáveis, os quais podem ser numerados, para efeitos de gestão, e posteriormente são objeto de uma desinfeção.
Conservação – Depois da necessária desinfeção, os ovos são devidamente armazenados numa sala de conservação própria para o efeito, com ambiente controlado.
Incubação – Nessa fase, começa a incubação dos ovos, durante um período de tempo que pode ir até aos 23 dias, sendo que os ovos são voltados no mesmo período para evitar que os embriões possam de alguma forma aderir às membranas do ovo.
Eclosão – Quando ocorrem os nascimentos, após as penas secarem, as aves são retiradas do local onde se encontram, de forma a serem transferidas para outra sala.
Naturalmente, após a eclosão dos ovos, os perdigotos são preparados em divisões próprias para efeito, de forma a ganharam os traços que são apanágio da espécie, enquanto adulta, no seu habitat natural, o que decerto agradará aos caçadores.
Como comprar ovos de perdiz para efeitos de repovoamento
Para encomendar ou comprar ovos de perdizes vermelhas para efeitos de repovoamento de áreas carenciadas da espécie, poderá recorrer à Quinta dos Penedinhos.
As nossas perdizes vermelhas têm uma excelente capacidade de voo, além de uma beleza distinta, características do agrado de todos os apreciadores da espécie enquanto presa para caça, sendo que os ovos produzidos pelas mesmas são objeto de todos os cuidados necessários, como os supracitados, que nos permitem usufruir de uma elevada taxa de nascimentos e satisfazer a procura.
Além disso, nós colocamos um ênfase distinto na qualidade dos ovos gerados pelas nossas perdizes, pelo que, se tiver interesse em saber mais informações ou comprar os ovos de perdiz produzidos pela Quinta dos Penedinhos, contacte-nos de imediato, para que possamos facultar-lhe tudo o que necessita.