Quinta dos Penedinhos – Repovoamento

Perdiz VermelhaOBJECTO: Caça Menor A Quinta dos Penedinhos, Lda. possui uma vasta experiência no repovoamento do coelho bravo coroada de sucesso. Com a extensão da sua actividade à criação da perdiz vermelha, desde logo a empresa sentiu a necessidade de desenvolver um sistema de repovoamento para esta espécie. Objectivos Antes de mais, convém distinguir dois objectivos distintos do repovoamento com perdiz vermelha: O repovoamento das zonas de caça, antes do início da época venatória, ou em dia anterior ao dia de caça, por forma a assegurar  a existência de perdizes nesse dia; O repovoamento das zonas de caça com vista a assegurar a fixação e a reprodução futura das perdizes largadas. Naturalmente que cada um destes dois objectivos exigirá perdizes com idades e, por isso, a preços relativamente distintos. Em qualquer dos casos, pretende-se com o emprego do nosso sistema que as perdizes soltas no local a repovoar se fixem ao meio ambiente existente e aí se reproduzam futuramente. A eficácia do repovoamento dependerá fundamentalmente das condições ambientais relativas à disponibilidade de abrigo, alimentação (cereais), água e protecção contra os predadores.

Método de Repovoamento

Realizada a avaliação das condições ambientais da propriedade a repovoar, são definidos os locais onde serão instalados os abrigos para a introdução das primeiras perdizes. Estes locais deverão ser arejados, possuir sombra, e ficar afastados de sebes e mato, que são propícios a embuscadas de predadores.

Estes abrigos têm a função de assegurar uma primeira adaptação das perdizes à área geográfica a repovoar e garantir a sua protecção contra os predadores. As perdizes têm de ser alimentadas (cereais) e servidas de água durante a sua permanência nestes abrigos. As perdizes vendidas no âmbito deste projecto são previamente desparasitadas e sujeitas a um choque vitamínico por forma a maximizar os resultados do primeiro ciclo reprodutivo das mesmas.

Saiba mais em www.quintadospenedinhos.com