Mais uma vez, as perdizes vermelhas da Quinta dos Penedinhos fizeram sucesso numa prova de Santo Huberto realizada em Vila Nova de Cerveira. As aves foram alvo dos mais variados elogios por parte dos organizadores que realçaram a sua apresentação e comportamento.
A Quinta dos Penedinhos conta com um longo historial de venda de perdizes para esta que é uma das provas importantes do calendário nacional.
A qualidade das perdizes vermelhas da Quinta dos Penedinhos é fruto da competência e da experiência da equipa liderada por Carlos Magro, associada às excelentes infraestruturas que a quinta possui.
No centro cinegético da Quinta dos Penedinhos estão reunidas todas as condições para uma criação de qualidade que satisfaz os criadores mais exigentes, o que explica o voto de confiança por parte dos caçadores e o lugar de destaque que a Quinta dos Penedinhos tem vindo a ganhar no mercado ao longo dos anos.
Agora, fique a saber um pouco mais sobre a história de Santo Huberto, o padroeiro dos caçadores, e as origens desta importante prova.
Perdizes com um porte imponente e voos altos e graciosos
1. Santo Huberto, o Padroeiro dos Caçadores
Segundo a lenda, Huberto era um aristocrata francês. Um dia, quando caçava, viu um cervo branco com uma cruz entre os chifres. Esta visão levou Huberto a converter-se ao Cristianismo e a fundar uma Ordem com o seu nome, uma ordem religiosa de caçadores.
Mais tarde, a referida Ordem viria a ser conhecida como Ordem de Santo Huberto e o Santo Huberto considerado o padroeiro dos Caçadores.
2. A Prova de Santo Huberto
A primeira prova de Santo Huberto terá sido realizada, na Bélgica, no final do século XIX. A prova foi criada por um grupo de caçadores belgas que procuravam uma maneira de avaliar a qualidade dos cães de caça à raposa.
A prova foi inspirada numa competição similar que era realizada em Inglaterra. A prova foi um sucesso, e logo se espalhou por diversos países da Europa e inclusivamente nos Estados Unidos da América na década de 1950.
Hoje em dia, a prova é realizada no campo com as características ambientais da espécie cinegética a caçar. Os caçadores são acompanhados pelos seus cães de parar. Os cães devem ser capazes de detetar e perseguir um cheiro específico (da espécie cinegética em prova) e levar o caçador até ao referido espécimen.
A Prova de Santo Huberto, sendo uma competição, é uma prova de habilidade para os caçadores e os seus cães. Os caçadores devem ser capazes de controlar os seus cães, e os cães devem ser capazes de detetar e perseguir o cheiro da presa corretamente.
Esta competição também é uma prova de resistência, tanto para os caçadores, como para os seus cães. A prova pode durar várias horas e, tanto os caçadores, como os seus cães, devem estar em boa forma física para participar.
A Prova de Santo Huberto é uma competição emocionante e desafiadora. É uma prova de habilidade, resistência e trabalho de equipa entre os caçadores e os seus cães.
A prova é também uma celebração da tradição da caça e da importância dos cães na prática cinegética. A Prova de Santo Huberto é uma competição difícil, e requer que os cães sejam bem treinados e tenham um bom instinto de caça.
3. A Prova de Santo Huberto em Portugal
A Prova de Santo Huberto é uma competição importante para os caçadores com cães de parar.
A prova é uma forma de promover e apreciar o espírito desportivo do caçador, mostrar a habilidade de tiro do mesmo, assim como a sua educação e o seu comportamento em matéria de segurança, incluindo a função e utilização do cão de parar, a apreciação do cão ao nível do ensino e das respetivas qualidades naturais, e de celebrar a caça responsável e sustentável, i.e. no respeito pela Natureza e pela Ecologia.
A prova é composta por uma série de provas, que avaliam a relação harmoniosa entre o caçador e o seu cão, a qualidade do ensino do cão, nomeadamente a sua obediência e eficácia, a capacidade do cão de seguir rastos, parar ao encontrar a peça de caça, fazê-la “sair” à ordem do caçador, manter-se imóvel à saída da peça e do tiro, procurar as peças abatidas e “cobrá-las”, i.e. trazer esses animais à mão do caçador com o mínimo de danos (dente doce).
Os caçadores e os cães são avaliados por um grupo de juízes, que atribuem pontos para cada prova. A equipa que obtiver o maior número de pontos é a vencedora da prova. A Prova de Santo Huberto é uma competição importante para os caçadores e para os criadores de cães de caça. A prova ajuda a promover a criação de cães de caça mais eficientes e ajuda a divulgar a caça como uma atividade desportiva e recreativa.
4. As perdizes vermelhas e os coelhos bravos da Quinta dos Penedinhos
As perdizes vermelhas da Quinta dos Penedinhos têm feito as delícias dos concorrentes das provas de Santo Huberto em Portugal que se mostram muito satisfeitos com a apresentação e o comportamento das aves.