Aposte no cão Podengo para caçar coelhos bravos

Sabia que o Podengo é um exímio caçador de coelhos bravos? A raça tem três tipos de porte e todos têm características específicas que permitem apanhar a presa em várias situações. Por exemplo, os cães de tamanho mais pequeno conseguem perseguir o coelho bravo no mato denso e, inclusivamente, nalguns casos dentro das próprias tocas. Pesam entre 4 e 5 quilos e o seu comprimento varia entre os 20 e os 30 centímetros. Já os de porte maior são especialistas na investida em campo aberto. Os cães médios pesam cerca de 16 a 20 quilos e o seu tamanho oscila entre os 39 e os 54 centímetros. Os de porte grande podem atingir os 70 centímetros de altura.

Se está à procura de uma raça com qualidades para a caça do coelho e para conviver em família, o Podengo Português poderá ser a escolha certa. Quanto ao coelho bravo, poderá encontrar na Quinta dos Penedinhos a espécie que é mantida no seu habitat natural e preserva as suas melhores características.

cao podengo para caçar coelhos bravos

Podengo tem aptidão inata para caçar o coelho bravo

Por se tratar de uma raça pequena e, por isso, bastante ágil e rápida, o Podengo tem capacidade para acompanhar o coelho bravo, que é uma espécie veloz e perita em camuflar-se no mato. Além disso, tem um temperamento destemido, o que lhe permite não desistir da perseguição do coelho bravo assim que este se esconde nas tocas; e aprende com facilidade, simplificando a tarefa ao treinador.

O Podengo Português pode ter um pelo longo e áspero ou curto e liso, distribuído por seis variedades. Como se foi adaptando ao clima mediterrâneo, tem uma boa resistência e é bastante saudável.

Esta raça está distribuída por todo o país, sendo mais fácil encontrar o Podengo a norte do rio Douro, no Alto Alentejo e na zona da Estremadura.

O coelho bravo, predomina no concelho de Sintra, em plena Reserva Ecológica Natural, na Quinta dos Penedinhos. Somos um criador de referência a nível nacional do coelho bravo de raça autóctone Oryctolagus Cuniculus Algirus. Marque uma visita para conhecer o espaço, pelo 914 563 661.

Raça nacional

Ágil, rápido e meigo. Estas são algumas das qualidades do Podengo Português, uma raça lusa que não tem sofrido alterações, que tem facilidade em relacionar-se com outros cães e que é bastante dócil com as crianças. Estes cães criam uma relação próxima com os donos e têm um temperamento muito maleável, adaptando-se facilmente à vida citadina.

É uma raça que, desde os primórdios, é procurada pelas suas características utilitárias: animal de caça/guarda e de companhia. É, por isso, designado como raça Primitiva, uma distinção reconhecida pela Federação Cinológica Internacional, ocupando o 5º grupo de “Cães do tipo Spitz e tipo Primitivo”. As suas qualidades inatas de caça estão relacionadas com o seu percurso, que começou há séculos, quando era usado pelas populações mais pobres para a caça do coelho para subsistência. Desde então foi desenvolvendo essas características, continuando a ser uma referência nesta atividade.

Criamos coelho bravo de raça autóctone pura!

Para mais informações, visite-nos em Quinta dos Penedinhos ou contacte-nos por mail: quinta.dos.penedinhos@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *